quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

*** GEOGRAFIA DA METRÓPOLE - FLG 518 ***
PROGRAMA - 1º semestre de 2016 – Diurno/ Noturno                                                                                         Profª Ana Fani Alessandri Carlos

1. A DISCIPLINA: O curso de GEOGRAFIA DA METRÓPOLE é um convite à reflexão num espaço aonde o estudante tem participação ativa na construção de uma compreensão sobre nossa “condição metropolitana”. Desdobra-se a partir de uma concepção de urbano focando o modo como a cidade, tornada metrópole no processo histórico, aparece e constitui-se no século XXI em suas contradições no movimento da reprodução da sociedade capitalista mundializada. Aqui a noção de "produção do espaço urbano" coloca-se no centro do debate e orienta a reflexão com novas exigências teóricas.
Da "Geografia Urbana" à "Geografia da Metrópole"
Tese: a produção do espaço como condição imanente da produção social no contexto da produção civilizatória. Nesta condição é produção social e histórico ao mesmo tempo que realidade imediata, passado e presente, sem deixar de conter o futuro que emerge como condição de vivência dos conflitos.  O fundamento encontra-se na relação intrínseca entre o processo de produção da humanidade do homem e o processo de produção do espaço ao longo da história (significa dizer que ao construir sua vida, o homem produz um espaço). Aqui a cidade se revela como obra da história humana constituindo-se a cada momento com particularidades específicas (em suas determinações históricas específicas) apontando a "produção" como categoria central de análise. O momento atual - no qual se situa a reflexão sobre a metrópole - sinaliza o movimento de passagem da hegemonia do capital industrial à hegemonia do capital financeiro. O sentido da acumulação do capital aponta a produção de um novo espaço e de novas relações sociais bem como da constituição de um “novo homem”, (nova urbanidade) revelando a produção social num sentido amplo em seus desdobramentos.
Como proposta trata-se de pensar as condições sócio-espaciais nas quais a metrópole constitui-se no século XXI, os conteúdos da produção do espaço urbano a partir de seus fundamentos e aberturas em direção ao que aparece como novo no momento da história, que se convencionou chamar, de pós-moderno. Abre-se, assim duas dimensões; a) mundialidade como constituição do espaço mundial com a manifestação de novas contradições e o aprofundamento entre os espaços integrados-desintegrados ao capitalismo globalizado, sob a égide do estado redefinindo a relação deste com a economia e com o espaço, b) as transformações no nível do local, vividas nas práticas da vida cotidiana. Neste processo a metrópole se constitui como importante mediação entre o local e o mundial.
Questões para a reflexão inicial: a partir da contribuição do curso de Geografia urbana como é possível elaborar um caminho ou horizonte de resposta as questões que se seguem: a) Existiria uma "Geografia da metrópole" ou uma abordagem geográfica para a compreensão da metrópole? Quais seriam os planos de análise? b)Como a metrópole aprece em imagens? No plano da morfologia e da paisagem urbana metropolitana o que seria específico da metrópole? O que ela condensa ou reúne?
ATENÇÃO -  observações necessárias: 1. Não importa em que semestre o aluno está matriculado ele deverá optar por um período e se seguir as aulas naquele período posto que o curso exigirá trabalho de pesquisa em grupo. Os alunos, interessados em seguir o curso podem inicia-lo mesmo sem matrícula formal.
2. a realização deste tipo de curso, aonde o estudante tem papel ativo preponderante, pede atenção à realização dos trabalhos individuais e em grupo. O aluno deverá estar em sala de aula, 70% do tempo total de duração de todas aulas ministradas e a tolerância de atraso será de no máximo 30 minutos (idem para saídas). Todas as aulas exigem uma leitura obrigatória cujo texto se encontrará no xerox na pasta do curso.
3. o atendimento aos alunos (dúvidas/questões/sugestões, etc) será realizado presencialmente - em sala de aula ou na sala do professor, podendo,ser agendado - e não através do e-mail do professor. 
5. Composição das notas: apresentação da pesquisa (escrita e oral) + prova dividido por 2 (= média 1), menos 0,5 por cada trabalho individual não-entregue = (média 2).
Os trabalhos individuais devem ser entregues nas datas especificadas (com no máximo uma semana de atraso)
6. blog - http://geometropole.blogspot.com.br - aonde os alunos poderão postar: reflexões/dúvidas/descobertas/ debates/ orientação para a apresentação das pesquisas/ bibliografia, etc.. (encaminhar as postagens para anafanic@usp.br).
7. A RECUPERAÇÃO  constará de uma prova escrita no dia 12 de julho, das 17 hs às 20:00 hs  (diurno e noturno). Como requisito a apresentação da pesquisa em grupo (e trabalho escrito +no mínimo de 4 trabalhos individuais).

CRONOGRAMA - DIURNO
1ª aula – 16 de fevereiro - 1ª parte - construir uma reflexão a partir do material entregue. Debate em grupos.
[construir uma redação com estas reflexões para a 2ªaula, apontando questões para o debate ][1º trabalho individual – data de entrega dia 23 de fevereiro]
2ª AULA – 23 de fevereiro - vídeos- quais conteúdos são apresentados passíveis de revelarem a metrópole? No que contribuem para a reflexão da 1ªsemana de aula. Debate em grupo. [2º trabalho individual, data de entrega dia 1 de março]
3ª- AULA - 1 de março - aula expositiva: A condição moderna: ponto de ruptura -  leitura obrigatória texto no xerox.
4ª - AULA -  8 de março - aula expositiva: "A produção do espaço urbano"- leitura obrigatória: texto no xerox.
5ª AULA -  15 de março - aula expositiva: " Da geografia urbana à geografia da metrópole"
6ª AULA – 29 de março - aula expositiva: “São Paulo: A metrópole financeira
7ªaula – 5 de abril -  debate em grupo - a partir de um trabalho de reflexão individual dos alunos reunindo os dos dois trabalhos individuais realizados no curso/ os conteúdos das aulas expositivas / as leituras: a) que  questões podem ser construídas no sentido de criar um caminho para a análise da metrópole; b) como estas questões se desdobram  em temas de abordagem de um curso de geografia criando os conteúdos das  próximas aulas? c) elaborar uma hipótese de pesquisa para ser desenvolvida pelo grupo [entrega do 3 trabalho individual]. 1º TRABALHO COLETIVO - Hipótese.
8ªaula –12 de abril - apresentação/debate das hipóteses elaboradas pelos grupos.Tarefa extra classe: pesquisa bibliográfica que apoie o desenvolvimento da hipótese elaborada pelo grupo. Cada grupo definirá seu tema de pesquisa - a partir da elaboração de uma hipótese - visando a compreensão da metrópole do século XXI  a ser apresentada como uma das aulas do curso [entrega do 4 trabalho individual] e 2º TRABALHO COLETIVO - Hipótese com seu desenvolvimento.
9ª aula – 19 de abril -  primeira parte da aula -  análise da primeira hipótese.
O grupo apresenta sua pesquisa, como desenvolvimento da hipótese de modo a esclarecer um dos conteúdos da urbanização metropolitana, na primeira parte da aula – ligando pesquisa do grupo com os temas desenvolvidos na sala de aula.
 Atenção:
1.O grupo apresenta sua pesquisa, como desenvolvimento da hipótese de modo a esclarecer um dos conteúdos da urbanização metropolitana, na primeira parte da aula.
2. A  apresentação é uma aula com um tema a ser desenvolvido de forma articulada por todos os membros do grupo. O tempo de exposição será igual para todos os integrantes. Não poderão ser apresentados resumos de textos, mas raciocínios e reflexões guiados pela hipótese.
3.Cada aluno do grupo apresenta um texto individual sobre a pesquisa. [5 trabalho individual que somado a apresentação oral será a primeira nota ]

segunda parte da aula- debate sobre a pesquisa apresentada a partir da leitura individual obrigatória escolhida pelo grupo.
10ª aula – 26 de abril- primeira parte da aula -  análise da segunda hipótese
segunda parte - debate sobre a pesquisa apresentada a partir da leitura individual (obrigatória) escolhida pelo grupo.
11ª aula – 10 de maio - primeira parte da aula -  análise da terceira hipótese
segunda parte - debate sobre a pesquisa apresentada a partir da leitura individual (obrigatória) escolhida pelo grupo.
12ª aula – 17 de maio - primeira parte da aula -  análise da quarta hipótese
segunda parte - debate sobre a pesquisa apresentada a partir da leitura individual (obrigatória)  escolhida pelo grupo.
13ª aula -  24 de maio - primeira parte da aula -  análise da quinta hipótese
segunda parte - debate sobre a pesquisa apresentada a partir da leitura individual (obrigatória)  escolhida pelo grupo.
14ª aula– 31 de maio - debate geral - como reunir as hipóteses para construir uma compreensão da metrópole [ 6º trabalho individual – reflexão sobre as pesquisas apresentadas].
15ª aula -  7 de junho -  prova baseada na construção de uma reflexão a partir do conteúdo dos debates/leituras/pesquisas/conteúdo das aulas realizados ao longo curso.
16ª aula - 14 de junho - debate sobre a prova / entrega de notas


CRONOGRAMA - NOTURNO
1ª aula – 16 de fevereiro - 1ª parte - construir uma reflexão a partir do material entregue. Debate em grupos.
[construir uma redação com estas reflexões para a 2ªaula, apontando questões para o debate ][1º trabalho individual – data de entrega dia 23 de fevereiro]
2ª aula – 23 de fevereiro - vídeos- quais conteúdos são apresentados passíveis de revelarem a metrópole? No que contribuem para a reflexão da 1ªsemana de aula. Debate em grupo. [2º trabalho individual, data de entrega dia 1 de março]
3ª- aula - 1 de março - aula expositiva: A condição moderna: ponto de ruptura -  leitura obrigatória texto no xerox.
aula -  8 de março - aula expositiva: "A produção do espaço urbano"- leitura obrigatória: texto no xerox.
5ª aula -  15 de março - aula expositiva:- " Da geografia urbana à geografia da metrópole" - leitura obrigatória: texto no xerox.
6ª aula – 29 de março - aula expositiva: “São Paulo: A metrópole financeira”- leitura obrigatória: texto no xerox.
7ª aula – 5 de abril -  debate em grupo - a partir de um trabalho de reflexão individual dos alunos reunindo os dos dois trabalhos individuais realizados no curso/ os conteúdos das aulas expositivas / as leituras: a) que  questões podem ser construídas no sentido de criar um caminho para a análise da metrópole; b) como estas questões se desdobram  em temas de abordagem de um curso de geografia criando os conteúdos das  próximas aulas? c) elaborar uma hipótese de pesquisa para ser desenvolvida pelo grupo [entrega do 3 trabalho individual]. 1º TRABALHO COLETIVO - Hipótese.
8ª aula– 12 de abril - apresentação/debate das hipóteses elaboradas pelos grupos.Tarefa extra classe: pesquisa bibliográfica que apoie o desenvolvimento da hipótese elaborada pelo grupo. Cada grupo definirá seu tema de pesquisa - a partir da elaboração de uma hipótese - visando a compreensão da metrópole do século XXI a ser apresentada como uma das aulas do curso [entrega do 4 trabalho individual] e 2º TRABALHO COLETIVO - Hipótese com seu desenvolvimento.
9ª aula - 19 de abril – primeira parte da aula -  análise da primeira hipótese.
Atenção:
1.O grupo apresenta sua pesquisa, como desenvolvimento da hipótese de modo a esclarecer um dos conteúdos da urbanização metropolitana, na primeira parte da aula.
2. A  apresentação é uma aula com um tema a ser desenvolvido de forma articulada por todos os membros do grupo. O tempo de exposição será igual para todos os integrantes. Não poderão ser apresentados resumos de textos, mas raciocínios e reflexões guiados pela hipótese.
3.Cada aluno do grupo apresenta um texto individual sobre a pesquisa. [5 trabalho individual que somado a apresentação oral será a primeira nota ]
 segunda parte - debate sobre a pesquisa apresentada a partir da leitura individual obrigatória, escolhida pelo grupo.
10ª aula – 26 de abril - primeira parte da aula -  análise da segunda hipótese
segunda parte - debate sobre a pesquisa apresentada a partir da leitura individual (obrigatória) escolhida pelo grupo.
11ª aula – 10 de maio - primeira parte da aula -  análise da terceira hipótese
segunda parte - debate sobre a pesquisa apresentada a partir da leitura individual (obrigatória)  escolhida pelo grupo.
12ª aula -  17 de maio - primeira parte da aula -  análise da quarta hipótese
segunda parte - debate sobre a pesquisa apresentada a partir da leitura individual (obrigatória)  escolhida pelo grupo.
13ª aula – 24 de maio - primeira parte da aula -  análise da quinta hipótese
segunda parte - debate sobre a pesquisa apresentada a partir da leitura individual (obrigatória)  escolhida pelo grupo.
14ª aula - 31 de maio - primeira parte da aula -  análise da sexta hipótese
segunda parte - debate sobre a pesquisa apresentada a partir da leitura individual (obrigatória)  escolhida pelo grupo.
6º trabalho individual – reflexão sobre as pesquisas apresentadas: como reunir as hipóteses para construir uma compreensão da metrópole
15ª aula -  7 de junho -  debate geral - como reunir as hipóteses para construir uma compreensão da metrópole [ 6º trabalho individual – reflexão sobre as pesquisas apresentadas].
16ª aula14 de junho -  prova baseada na construção de uma reflexão a partir do conteúdo dos debates/leituras/pesquisas/conteúdo das aulas realizados ao longo curso.


Bibliografia 

Brenner, Neil, Tesis Sobre la Urbanización Planetaria, Nueva Sociedad Nº 243, enero-febrero de 2013, ISSN: 0251-3552, <www.nuso.org>.•
Carlos, Ana Fani Alessandri e Oliveira, A.U de (org) Geografias de São Paulo, 2 volumes Editora Contexto, São Paulo, 2004
-------------------------------------- e Lemos, Amália Ines, Dilemas Urbanos: novas abordagens sobre a cidade, Contexto, São Paulo, 2003
--------------------------------------- e Carreras, Carles, Urbanização e Mundialização, Contexto, São Paulo, 2010
-------------Espaço e tempo na metrópole, São Paulo, Contexto, 2001
_______ A “ilusão” da transparência do espaço e a “fé cega“ no planejamento urbano: os desafios de uma geografia urbana crítica, Presidente Prudente, Revista CIDADES, volume6, n.10 pp289/306
-----------------------------, A Geografia das Metrópoles, Editora Contexto, São Paulo:2006.
--------------(org) Crise Urbana, Editora Contexto, São Paulo:2015
---------------(org) A cidade como negócio, Editora Contexto, São Paulo:2015
*Edições FFLCH - editora eletrônica - site: www.gesp.fflch.usp.br
Ferreira, Alvaro, (org) metropolização do espaço, Consequência, Rio de janeiro, 2013.
---------------------, (org) Desafios da metropolização do espaço. Rio de janeiro, 2015.
Lencioni, Sandra. Concentração e centralização das atividades urbanas: uma perspectiva multiescalar. Reflexões a partir do caso de São Paulo. Rev. geogr. Norte Gd., 2008, vol., no.39, p.7-20.
..... veja no blog geometropole a  bibliografia integral.

Harvey, D, A produção capitalista do espaço, São Paulo, Annablume, 2005
Lefebvre, Henri, 1968 , Le droit a la ville, Antropos, Paris.
---------------------- 1970  La revolution urbaine, Paris ,Gallimard.
Maricato, E. Metrópole na periferia do capitalismo, Hucitec, São Paulo1996
Marques, Eduardo, A metrópole de São Paulo no século XXI, Editora Unesp, São Paulo: 2015
Martins, J.S a sociabilidade do homem simples, Contexto, Sp. 2009
Matos, Olgária, Discretas Esperanças: reflexões filosóficas sobre o mundo contemporâneo, Nova Alexandria, SÃO PAULO, 2006
Oliveira F e Rizek, C A era da indeterminação, Boitempo, SP.2007
Ribeiro, L.C (org) Metrópoles, Observatório das metrópoles, Fundação Perseu Abramo, FASE, SP/ Rio de janeiro, 2004
Salgueiro, T. B Globalização e reestruturação urbana - centro de Estudos de Lisboa, Série  Monografia , Lisboa 1998
Santos Jr, Orlando e Wahl, Joachin, Cidade democracia e justiça social, FASE, Rio de janeiro, 2004
Santos, Milton, Metrópole corporativa, fragmentada- o caso de São Paulo, Nobel, São Paulo: 1990
__________ O espaço do cidadão, Nobel, São Paulo: 1998
__________Por uma outra globalização - do pensamento único à consciência universal, Record, São Paulo:  2000
Silva, Catia Antônia e outros (org) Metrópole, DP&A, Rio de Janeiro;2006
Soja, Edwards, Pósmetrópolis, Traficantes de Suenos, Madrid: 2008
Souza, Marcelo Lopes, Desafio Metropolitano, Bertrand, Rio de Janeiro: 2000
Telles, Vera, Pobreza e Cidadania, Editora 34, São Paulo, 2001
Vasconcelos, Pedro e outros (org) A cidade contemporânea, Editora Contexto, São Paulo:2013
Villaça, F As ilusões do Plano Diretor, agosto de 2005, mimeografado



Um comentário:

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