GEOGRAFIA DA METRÓPOLE - FLG 518
PROGRAMA
1º semestre de 2017
DIURNO-NOTURNO
Profª Ana Fani
Alessandri Carlos
1. A DISCIPLINA: O curso de GEOGRAFIA
DA METRÓPOLE é um convite à reflexão num espaço aonde o estudante tem participação ativa na construção de uma
compreensão sobre nossa “condição metropolitana”. Desdobra-se a partir de
uma concepção de urbano focando o modo como a cidade, tornada metrópole no
processo histórico, aparece e constitui-se no século XXI em suas contradições
no movimento da reprodução da sociedade capitalista mundializada. Aqui a noção
de "produção do espaço urbano" coloca-se no centro do debate e
orienta a reflexão com novas exigências teóricas.
Da "Geografia Urbana" à
"Geografia da Metrópole"
Tese: a produção do
espaço como condição imanente da produção social no contexto da produção
civilizatória. Nesta condição é produção social e histórico ao mesmo tempo que
realidade imediata, passado e presente, sem deixar de conter o futuro que
emerge como condição de vivência dos conflitos.
O fundamento encontra-se na relação intrínseca entre o processo de
produção da humanidade do homem e o processo de produção do espaço ao longo da
história (significa dizer que ao construir sua vida, o homem produz um espaço).
Aqui a cidade se revela como obra da história humana constituindo-se a cada
momento com particularidades específicas (em suas determinações históricas
específicas) apontando a "produção" como categoria central de
análise. O momento atual - no qual se situa a reflexão sobre a metrópole -
sinaliza o movimento de passagem da hegemonia do capital industrial à hegemonia
do capital financeiro. O sentido da acumulação do capital aponta a produção de
um novo espaço e de novas relações sociais bem como da constituição de um “novo
homem”, (nova urbanidade) revelando a produção social num sentido amplo em seus
desdobramentos.
Como proposta trata-se
de pensar as condições sócio-espaciais nas quais a metrópole constitui-se
no século XXI, os conteúdos da produção do espaço urbano a partir de seus
fundamentos e aberturas em direção ao que aparece como novo no momento da
história, que se convencionou chamar, de pós-moderno. Abre-se, assim duas
dimensões; a) mundialidade como constituição do espaço mundial com a
manifestação de novas contradições e o aprofundamento entre os espaços
integrados-desintegrados ao capitalismo globalizado, sob a égide do estado
redefinindo a relação deste com a economia e com o espaço, b) as transformações
no nível do local, vividas nas práticas da vida cotidiana. Neste processo a
metrópole se constitui como importante mediação entre o local e o mundial.
Questões para a reflexão inicial: a partir da
contribuição do curso de Geografia urbana como é possível elaborar um caminho
ou horizonte de resposta as questões que se seguem: a) Existiria uma
"Geografia da metrópole" ou uma abordagem geográfica para a
compreensão da metrópole? Quais seriam os planos de análise? b)Como a metrópole
aprece em imagens? No plano da morfologia e da paisagem urbana metropolitana o
que seria específico da metrópole? O que ela condensa ou reúne?
ATENÇÃO - observações necessárias: 1. Não importa em
que semestre o aluno está matriculado ele deverá optar por um período e seguir
as aulas naquele período posto que o curso exigirá trabalho de pesquisa em grupo. Os alunos, interessados em seguir o curso
podem inicia-lo mesmo sem matrícula formal.
2. a realização deste tipo
de curso, aonde o estudante tem papel ativo preponderante, pede atenção à realização dos trabalhos individuais e em grupo. O aluno deverá estar em
sala de aula, 70% do tempo total de duração
de todas aulas ministradas e a tolerância de atraso será de no máximo 20 minutos (idem para
saídas). Todas as aulas exigem uma leitura
obrigatória cujo texto se
encontrará no xerox, na pasta do curso.
3. o atendimento aos alunos
(dúvidas/questões/sugestões, etc) será realizado presencialmente - em sala de
aula ou na sala do professor, - e não
através do e-mail do professor.
5. Composição das notas: apresentação da pesquisa (escrita e
oral) + prova dividido por 2 (= média 1), menos 0,5 por cada trabalho
individual não-entregue = (média 2).
Os trabalhos individuais devem ser entregues nas datas
especificadas (com no máximo uma semana de atraso)
6. blog - http://geometropole.blogspot.com.br - aonde os alunos poderão postar:
reflexões/dúvidas/descobertas/ debates/ orientação para a apresentação das
pesquisas/ bibliografia, etc.. (encaminhar as postagens para anafanic@usp.br).
7. A RECUPERAÇÃO constará de uma prova escrita. Como requisito a
apresentação da pesquisa em grupo (e trabalho escrito e 2 trabalhos
individuais).
CRONOGRAMA
1ª aula – 7 de março - 1ª parte – Documentário “Taken for
a ride”.
2ª parte: debate em grupo respondendo as seguintes questões 1.
como através de sua formação disciplinar (geografia) você analisa o
documentário? 2. Que temas/ideias ele traz para estimular um debate sobre a
metrópole?
Trabalho : [construir uma
redação com estas reflexões para a 2ªaula, apontando questões para o debate ][1º trabalho individual – data de entrega dia 14 de março
2ª AULA – 14 de março - 1ª parte- vídeos
2ª parte: debate em grupo - quais conteúdos são apresentados
passíveis de revelarem a metrópole? No que contribuem para a reflexão da
1ªsemana de aula. Debate em grupo. [2º
trabalho individual, data de entrega dia 21 de março]
3ª- AULA - 21 de
março – debate sobre os debates/trabalhos realizados
Texto de leitura obrigatória: BRENNER, Neil “Tesis sobre
la urbanización”, Revista Nueva Sociedade, nº 243, 2013 - texto no xerox e através do link: http://nuso.org/media/articles/downloads/3915_1.pdf
4ª - AULA -
28 de março - aula expositiva: "A produção do espaço
urbano"
Leitura obrigatória:
SEABRA, Odette, Metropolização: a reprodução do urbano na
crise da sociedade do trabalho, Revista Cidades 2004- texto no xerox e através do link: http://revista.fct.unesp.br/index.php/revistacidades/article/view/541/573
5ª AULA - 4 de abril - aula expositiva: A condição moderna:
ponto de ruptura
Leitura obrigatória: BENJAMIN, Walter. A modernidade - texto no xerox.
6ª AULA – 18 de abril - aula expositiva- " Da geografia urbana
à geografia da metrópole"- “São Paulo: A metrópole financeira”
Leitura obrigatória: VOLOSCHKO, Danilo, Sociedade urbana e
urbanização da sociedade: elementos para a discussão sobre a problemática da
cidade contemporânea, Revista Cidades, n. 8/2008 - texto no xerox.
7ª AULA – 24 de abril - *cada aluno deverá construir para
esta aula uma reflexão respondendo :a) que
questões podem ser construídas no sentido de criar um caminho para a
análise da metrópole; b) como estas questões se desdobram em temas de abordagem de um curso de geografia
da metrópole criando os conteúdos das
próximas aulas? Esse trabalho deve ter por base os dos dois trabalhos individuais
realizados no curso; os conteúdos das
aulas expositivas e as leituras
obrigatórias).
*Na sala de aula, discutir os trabalhos individuais visando elaborar uma hipótese de pesquisa para ser
desenvolvida pelo grupo e apresentada sob a forma de aula expositiva [entrega
do 3 trabalho individual]. 1º TRABALHO COLETIVO - Hipótese.
8ªAULA –2 de maio – trabalho
em grupo e apresentação/debate
das hipóteses elaboradas pelos grupos. Tarefa extra classe: pesquisa
bibliográfica que apoie o desenvolvimento da hipótese elaborada pelo grupo. Cada
grupo definirá seu tema de pesquisa - a partir da elaboração de uma hipótese -
visando a compreensão da metrópole do século XXI a ser apresentada como uma das aulas do curso
2º TRABALHO COLETIVO - Hipótese com seu desenvolvimento.
9ª AULA – 9 de maio - primeira parte da aula - análise da primeira hipótese.
O grupo apresenta sua
pesquisa, como desenvolvimento da hipótese de modo a esclarecer um dos
conteúdos da urbanização metropolitana, na primeira parte da aula – ligando
pesquisa do grupo com os temas desenvolvidos na sala de aula.
Atenção:
1.O grupo apresenta sua
pesquisa, como desenvolvimento da hipótese de modo a esclarecer um dos
conteúdos da urbanização metropolitana, na primeira parte da aula.
2. A apresentação é uma aula com um tema a ser
desenvolvido de forma articulada por todos os membros do grupo. O tempo de
exposição será igual para todos os integrantes. Não poderão ser apresentados resumos de textos, mas raciocínios e
reflexões guiados pela hipótese.
3.Cada aluno do grupo
apresenta um texto individual sobre a pesquisa. [5 trabalho individual que
somado a apresentação oral será a primeira nota ]
segunda parte da aula- debate sobre a pesquisa apresentada a partir
da leitura individual obrigatória escolhida pelo grupo.
Leitura obrigatória para a classe: deverá ser escolhida pelo
grupo e entregue com no mínimo 1 semana de antecedência.
10ª AULA– 16 de maio primeira parte da aula - análise da segunda hipótese
segunda parte - debate sobre a pesquisa apresentada a partir
da leitura individual (obrigatória) escolhida pelo grupo.
11ª AULA – 24 de maio - - primeira parte da aula - análise da terceira hipótese
segunda parte - debate
sobre a pesquisa apresentada a partir da leitura individual (obrigatória) escolhida pelo grupo.
12ª AULA – 31 de maio - primeira parte da aula - análise da quarta hipótese
segunda parte - debate sobre a pesquisa apresentada a partir
da leitura individual (obrigatória)
escolhida pelo grupo.
13ª AULA - 6 de
junho –
primeira parte da aula - análise da quinta
hipótese
segunda parte - debate sobre a pesquisa apresentada a partir
da leitura individual (obrigatória)
escolhida pelo grupo.
14ª AULA– 13 de junho - debate
geral - como reunir as hipóteses – apresentadas pelos grupos- de modo a
construir uma compreensão da metrópole de São Paulo [ 6º trabalho
individual – reflexão sobre as pesquisas apresentadas]. Este trabalho
individual será apresentado pelos alunos para orientar os debates.
15ª AULA - 20 de
junho - prova
baseada na construção de uma reflexão a partir do conteúdo dos
debates/leituras/pesquisas/conteúdo das aulas realizados ao longo curso.
16ª AULA - 27 de
junho - debate
sobre a prova / entrega de notas
Bibliografia
..... veja no blog geometrópole
a bibliografia integral.
Para quem viu a aula de ontem (28/05/2013) fica uma dica de notícia que tem muito haver com o que foi discutido:
ResponderExcluirhttp://www.estadao.com.br/noticias/cidades,moradores-de-santa-cecilia-se-mobilizam-contra-centro-que-atendera-populacao-de-rua,1036876,0.htm
No texto de Gonçalves, Jean Pires de Azevedo é para ler apenas o capítulo 3, menos os itens 3.1.4/3.1.5/3.1.8
ResponderExcluirOlá, bom dia,
ResponderExcluirPor favor, duas dúvidas em relação ao calendário:
* Não haverá aula no dia 11 de abril?
* A 7ª aula é no dia 25 e não 24.
O texto da 3ª aula não está disponível mais no link. Por favor, precisa corrigir a informação no texto.
Obrigado!
http://m.folha.uol.com.br/mercado/2017/04/1877401-lojas-nos-estados-unidos-temem-virar-peca-de-museu.shtml
ResponderExcluirProfessora Fani, imagino que o texto que tratamos em dialogo hoje durante a aula, versando sobre o corpo, seja este: O poder do corpo no espaço público: o urbano como privação e o direito à cidade http://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/89588. Era este?
ResponderExcluirO link de acesso ao texto "Da ágora ao speaking corner" não está funcionando. Como podemos acessá-lo? É um dos textos que queremos usar para referenciar nossa pesquisa para construção do trabalho a ser apresentado.
ResponderExcluirObrigado